CURSO DE FORMAÇÃO


CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM YOGA
décima edição

O Yoga é um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal que propõe um estilo de vida consciente nos direcionando a um estado natural de liberdade interior, plenitude e felicidade, através do autoconhecimento e compreensão do ser humano e da vida.





Esse curso é uma jornada de autoconhecimento através de um programa de prática, estudo e aprofundamento em Yoga vivenciado e compreendendo-o sem distorções. Os objetivos deste programa são desenvolver o crescimento interior e o amadurecimento sobre os aspectos do Yoga tradicional, e consequentemente, proporcionar uma base firme para aqueles que desejam se tornar instrutores, assim como reciclar instrutores já habilitados, ampliando e aprofundando o entendimento teórico e prático desta tradição. 



O curso é livre. Iniciantes, veteranos, pessoas que buscam autoconhecimento, interessadas no estudo da filosofia e das técnicas para uso pessoal, podem participar. Não é exigido nenhum preparo físico especial, qualquer pessoa com real interesse pode participar a partir de seu próprio nível físico e respeitando seus limites.



O programa é coordenado por Adrian Vilas Bôas e eventualmente conta com a participação de renomados professores.






Os participantes receberão apostilas contendo textos e técnicas relacionados ao conteúdo do programa.

O curso requer autodisciplina, por isso deve haver muito empenho e sinceridade no desejo de aprender e de seguir as orientações do professor. Será entregue um certificado a todos que tiverem aproveitamento satisfatório segundo avaliação do professor e que cumprirem as respectivas tarefas, sendo exigida a frequência mínima de 80% das aulas.

O curso totaliza 360 horas/aula.




Programa:
  
Técnicas e vivências: kriya (purificações orgânicas); mudra (canalização da energia); yoganidra (relaxamento consciente); pranayama (respiratórios para capitação e controle da energia vital); meditação; puja (rituais de consagração); mauna (silêncio consciente); bhuta shuddhi (purificação intensiva); bhandas e drshtis; estudo prático e detalhado dos asanas (posturas); anatomia e fisiologia aplicada aos ásanas; indicações e contraindicações terapêuticas; como evitar lesões na prática e no ensino; reeducação respiratória; pratyahara (a dieta dos sentidos); mantram, canto vêdico, kirtanam; fisiologia sutil (chakra, prana, nadis e kundalini).
    
     Ensinamentos: Conceitos e significados do Yoga; Dharma, yamas e niyamas: a ética do Yoga; VedantaYoga Sutra; Bhagavad Gita; Upanishads; Bases e formas de Yoga; Abordagens do Hatha Yoga; Yoga na vida; O propósito do Yoga e o papel do professor; Didática no ensino; Como construir e desenvolver uma prática pessoal; Treinamento de aulas e estágios supervisionados, com dicas para ministrar aulas e informações essenciais para praticar e ensinar com segurança e responsabilidade.


·       Estágio Supervisionado: O estágio, obrigatório aos que almejam certificação de instrutor, consiste em ministrar 12 aulas e escrever um relatório sobre essa experiência.

·       Estágio de observação: Nesse estágio você observará aulas, assistindo a forma como o professor atua. Serão feitos relatórios a cada aula. Esse estágio será feito nos horários de aula fora do curso.

CERTIFICADO: Será emitido um certificado do Yoga Santosha para aqueles que completarem o curso com a frequência requerida, fizerem o estágio e as aulas regulares descritos abaixo e forem aprovados nas avaliações.

FREQUÊNCIA: Será permitido faltar no máximo 20% do curso. Cada prática, estudo, treino ou atividade perdida equivale a uma falta.

AULAS REGULARES: A prática regular fora dos encontros da formação, com a orientação de um professor competente, é fundamental para se adquirir um leque maior de técnicas, receber correções e vivenciar os respectivos efeitos. Sugerimos fazer em torno de duas aulas semanais.


PRÁTICA PESSOAL: Para realmente aproveitar o curso, enfatizamos a importância de você praticar sozinho todos os dias. Quando fazemos nossa prática pessoal surgem as dúvidas e os insights que vão tornar o curso mais enriquecedor, interessante e transformador.

AVALIAÇÕES:
·       apresentação de aula completa com 90 minutos.
·       questionários e trabalhos que auxiliam na assimilação da matéria e deverão ser entregues digitados na data marcada.

Pré-requisitos para participação:  ter intenção sincera, disponibilidade de praticar e estudar durante o período do curso, e não confundir os papéis na relação professor-aluno. 








Instrutores formados no curso de 2010


Instrutores formados no curso de 2011


Instrutores formados em 2014

turma 2015



Depoimentos dos participantes sobre o curso:

"Um mergulho na tradição; um vôo para além do convencional. O curso significou um divisor de águas com relação ao Yoga em minha vida. Posso dizer que vivo uma vida de Yoga agora, e isso para mim vale mais do que simples estudos teóricos, que sem o reconhecimento do conhecimento pelo coração, tornam-se vazios. Pude chegar a conclusões sobre a essência do Yoga, o que abriu minha visão para o significado de ser e ensinar Yoga." (Amanda Mota - turma 2010)

"Uma oportunidade de vivenciar o Yoga e o que ele pode lhe despertar. Aprendi muito, só me fez ter mais vontade de seguir em frente no caminho. Me sinto mais a vontade para dar aulas. O curso significou uma mudança ainda maior de como vejo o mundo e da significância do mundo para mim. Significou perceber quem sou com uma clareza maior. Fico muito feliz por ter participado dessa formação." (Camila Netto - turma 2010)

"Para mim foi mudanças de perspectivas e paradigmas. Foi um encontro com valores e disciplina com as quais me identifico e tentarei realizar todos os dias. No curso foram muito bons os encontros em que pudemos formar uma família, esquecer de um papel exterior, e reafirmar valores. Foi um fortalecimento de nossa busca espiritual. creio que essa herança, assim como segurança mais aprofundada ao lidar com Yoga, que nos proporcionou o maior aprendizado. Me ajudou a reencontrar, a enxergar melhor a verdade em minha vida." (Leandro Aguiar - turma 2010)


"Agradecimentos eternos pela oportunidade de ter participado da formação que, literalmente, mudou a minha vida. Mesmo que eu não recebesse o certificado de instrutora, já estaria feliz e satisfeita em ter aprendido tanto ao longo desse um ano e meio. Todos os momentos para mim foram essenciais e relevantes para compreender que eu sou um Ser iluminado, que apenas precisava ser descoberto. Eu precisava apenas olhar para mim mesma. Nossa!!!! São tantas coisas. Tantas maravilhas no meu coração, na minha mente e no meu corpo, na minha vida. Meu dever agora é repassar todo este meu conhecimento para os meus próximos, os meus distantes e diariamente atualizar todos os yamas e nyamas para mim mesma. Gratidão!" (Jaque Almeida - turma 2011)

"Deste curso o que estou levando de mais importante é o respeito ao outro e a visão de que o verdadeiro Yoga se pratica fora da sala de aula, nas nossas ações do dia a dia. Sinto que estou realizando um sonho de ser um instrumento desta tradição." (Conceição Gouveia - turma 2011)



"Um curso transformador… me deu um novo olhar para varias situações da minha vida". (Renata Farina - turma 2014) 

"Para quem quer trilhar o caminho do autoconhecimento, esse curso é um ótimo começo". (Cris Vieira - turma 2014)


"As excelentes práticas, o conhecimento vasto do professor e sua vivência profunda no yoga. É generoso ao passar pra frente tudo que sabe e cuidadoso com as técnicas e conceitos ensinados. O conhecimento é passado com honestidade, visão crítica e aplicação prática para a vida. Mais do que um professor, encontramos um amigo que ajuda a abrir portas para os que têm o desejo sincero de aprofundar e passar o yoga adiante. Me sinto hoje com um yoga mais verdadeiro, mais profundo e acho que estou mais consciente da importância do Yoga em minha vida. Me sinto preparada para ministrar aulas". (Luzia Luna - turma 2015)
"A proposta do curso é fantástica! As apostilas são bem elaboradas e o encadeamento dos módulos foi perfeito, partindo dos conceitos de Hatha Yoga, passando pelas práticas até os ensinamentos de Vedanta. Destaco a forma como foi abordado em profundidade os shatkarmas, asanas, mantras e meditação. Além disso, a postura do professor me ensinou bastante e me fez refletir sobre as minhas práticas de ensino na universidade. A autoridade que Adrian assume no seu papel de professor é legitima e bastante pertinente. Yoga não é asana, é um estilo de vida. Eu não tenho dúvida que sou um outra pessoa e que a minha perspectiva frente a minha vida mudou radicalmente, após o curso. Mudou totalmente a minha visão de mundo. Alguns dos meus amigos já me disseram que eu sou outra pessoa. Uma amiga me disse que eu mudei e que a minha mudança estava afetando positivamente as pessoas que convivem comigo. Devo isso a minha prática e a este curso". (Rosana Aquino - turma 2015)

"O curso contribuiu muito para o meu crescimento, amadurecimento, ganho de segurança, compreensão do Yoga/Vedanta e prática/vivência pessoal, e sou muito grato por tudo isso." (Augusto Mascarenhas - turma 2015)


"Me trouxe mais discernimento para me perceber, perceber os outros e as situações e lidar com elas. Significou uma nova etapa em minha vida, uma mudança presente, não futura. Estar e viver o presente sem tantas suposições sobre as coisas. Gratidão, Adrian, pelos ensinamentos, incentivo, e por proporcionar a oportunidade do Yoga a mim e a tantas pessoas!" (Fátima Wachowicz - turma 2014/2015)


Entre em contato para receber informações sobre os próximos cursos.

Informações e inscrições:
yogasantosha@gmail.com (71) 98804.0110







Y o g a S a n t o s h a

:: programa de aprofundamento em Yoga ::

~ desde 2006 ~

Endereço:

Rua Flórida, n° 85 - sala 08 - Graça

Salvador - Bahia - Brasil



yogasantosha@gmail.com

(71) 98804.0110







ॐ OM GAM GANAPATAYE NAMAH ॐ